terça-feira, dezembro 26, 2006

10 Semanas

O texto que se segue é informativo, visa o tema do referendo ao aborto, que já está próximo (11 de Fevereiro), pois ainda há consciências que não estão esclarecidas, muito graças às falácias da própria pergunta do Referendo. São frases soltas (e por esse motivo peço desculpas), transcritas de uma conversa pronunciada por uma médica hospitalar, das urgências. Peço-vos uns breves minutos do vosso tempo.

«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?» é a pergunta prevista na proposta socialista, a mesma que constava no referendo de 1998.

- Até à oitava semana todos os órgãos já existem [vide http://www.babysitio.com/embarazo/desarrollo_fetal_semana_10.php e http://montesion.iespana.es/desarrollo_humano.htm#DOCE Peço desculpa por ser em castelhano, mas a linguagem utilizada é acessível].

- Depois de acontecer a fecundação, é vida em potência.

- A mulher pode decidir no seu corpo, mas não no corpo de outro (ser que concebeu). O bebé não faz parte do corpo dela. Este precisa do corpo da mulher (para viver). Os pais são responsáveis por esse corpo, não têm poder sobre ele.

- «Interrupção voluntária da gravidez» não: ABORTO! Há que chamar os bois pelos nomes.

- A despenalização já existe [vide o texto com data de 1 de Novembro de 2006, deste mesmo blog]. Eles querem a liberalização, o mesmo é dizer que os portugueses irão pagar os abortos que houverem.

- Os abortos legais (neste momento) em Portugal são: terapêutico, eugênico e ético.

- A mulher que aborta nunca mais esquece.

- Não é pelo facto de se legislar pelo aborto que ele passa a ser bem e deixa de ser crime. Não pode haver paz sem respeito pela vida.

[Só é crime se a mulher abortar aos primeiros segundos após as dez semanas]

- Nas palavras da Ciência, a vida existe desde o momento da concepção.

- Não há que permitir o aborto para esta nação ser um país civilizado. Depois desta liberalização (muito importante para o país) tem de vir a liberalização do roubo, para que quem tem fome deixe de a ter.

- Vida humana é sempre, pessoa é que não, já que podem ser gémeos.

- O aborto é um recuo na civilização humana.

- A mulher é responsável pela tutela do corpo que carrega, que não é seu corpo.

- «Defender a vida com a nossa vida», é este o juramento que todos os médicos fazem. Para alguns médicos, este juramento não passa de uma hipocrisia, antes de sorrir para a fotografia.

Deixo uma pergunta no ar: E o homem, não tem uma palavra activa a dizer sobre a vida do próprio filho? A mulher é o único membro do casal (não necessariamente casados) a deliberar sobre a vida e usufruto do bebé?

Depois desta leitura pedia-vos mais um favor, dêem um pulo até aqui:

http://despenalizar.blogs.sapo.pt/

Vejam as opiniões de uns e outros e tirem as vossas conclusões quanto a quem está certo e quem está errado. Quem é que utiliza frases confusas e ocas de sentido e quem é que fundamenta a sua opinião com Verdade. Se acharem conveniente, podem (e devem) divulgar o conteúdo deste post.

Image and video hosting by TinyPic
Bebé com 10 semanas de gestação

7 Comments:

At 8:58 da manhã, Blogger RPM said...

caro Amigo!

agradeço o teu cumprimento no meu cantinho...mas quanto ao teu tema de hoje, eu já decidi e VOTO NÃO...

por muitas e outras razões, a principal prende-se por ser um eficaz método contraceptivo e que tem tantos problemas como o de se tomar a pílula do dia seguinte....

depois, não quero ser contribuinte a pagar uma IVG, vulgo Aborto

abraço

RPM

 
At 3:27 da tarde, Blogger *@rclight* said...

caro amigo

isto são situações da vida k ainda têm mto k s lhe digam

os aspectos e hipóteses a considerar são ainda mtos

isto ainda traz mtos problemas futuros a todos nós

a mulher é certamente a 1ª a falar
mas acredito k cabe ao pai haver uma palavra a dizer

apesar da especulação sobre o assunto,penso k nunca fica tudo resolvido

as consequencias são sempre mtas
e a mulher é k as sofre na pele
sinceramente ainda n sei s isto fica por aki

a ver vamos no futuro

agrdeço a visita

e desejo igualmente boas festas e um belo inicio d ano
tudo corra pelo melhor
abraço***************************

 
At 7:34 da tarde, Blogger K. said...

Não vou poder votar desta vez...

 
At 8:51 da tarde, Blogger Luís said...

O texto está bastante esclarecedor. Porém, creio que a imagem do bébé com 10 semanas vale mais do que tudo o que se possa dizer sobre este assunto.

 
At 3:50 da manhã, Blogger rui-son said...

Acho que as coisas não são tão lineares, e este é um assunto em que não posso concordar contigo. A minha decisão de voto está decidida, e é SIM.

Por outros meios que não estes teria muito gosto em ter uma discução sobre este tema, infelizmente este meio não o permite. Antes de mais respeito a opinião dos outros, e seria de certeza muito interessante ouvir o teu ponto de vista e contrapor o meu.

Invariavelmente, e talvez porque tenho um ponto de vista e uma maneira de ver a vida muito diferentes, o meu voto é e será SIM.

 
At 11:27 da manhã, Blogger susemad said...

Temas como este são sempre muito complexos e há sempre muito por dizer e escrever. No entanto, não me vou pronunciar sobre o assunto.

 
At 2:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

há que votar SIM. Tal como nós gostamos de escolher o que é melhor para nós, deixemos os outros escolher o que é melhor para eles. E a qualidade de vida começa a aprtir do momento em que fazem o aborto em condições higiénicas e ao abrigo da lei. Far-se-á sempre abortos... É como tentar impedir as pessoas de acreditarem em Deus, é impossível. cada um acredita naquilo que quer, e de acordo com a educação que teve. Logo, qual é o direito que temos em julgar o próximo quando não o conhecemos ao ponto de saber o que é melhor ou pior para ele? Mais vale uma criança não vir ao mundo, do que vir para passar fome ou maus tratos. Sim, já basta a miséria que existe actualmente, para quê criar mais se está ao nosso alcance o combate à pobresa e ao abandono? Não digo que se aborte por abortar, mas vamos dar liberdade de escolha a quem na realidade está na situação. Vamos permitir que essa pessoa, enquanto ser humano decida o que melhor é para si. e se o melhor passar pelo aborto, porque me heide preocupar? aliás, a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro correcto? pois bem, vamos ser e deixar ser livres. Apenas ficará o fardo na consciência de cada um acerca dos seus próprios actos. Vamos pensar que o mundo pode ser melhor, e um passo para isso é tentar compreender quem nos rodeia.


abraço

 

Enviar um comentário

<< Home