domingo, outubro 22, 2006

PORTUSCALE - Outubro/Novembro



24 de Outubro - Apresentação
Apresentação do livro «Obra Inacabada», de Fernando Echevarría. Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Palácio de Cristal), 21h30. Entrada livre.

Este livro marca os 50 anos de vida literária do Poeta Fernando Echevarría. O mesmo reúne toda a obra do Poeta.

28 de Outubro - Teatro
As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos. Coliseu do Porto, 21h00.
Está em cena desde 24 de Novembro de 1996 e é uma comédia/farsa hilariante, numa versão vertiginosamente acelerada de todas as 37 Obras do Dramaturgo inglês.

17 de Novembro - Colóquio e exposição
O Teatro Grego. Associação Cultural Nova Acrópole, 21h30

Colóquio por José Antunes. No mesmo dia, às 21h00, inauguração da exposição Grécia Imortal, que permanecerá até 22 de Dezembro. Ambas as actividades têm entrada livre.

24 de Novembro - Leitura encenada
Nesta Caverna Que Não Desvendo... Associação Cultural Nova Acrópole, 10h00-13h00 (também a 1 e 8 de Dezembro). Entrada livre.

Adaptação moderna do Mito da Caverna, de Platão.

sábado, outubro 21, 2006

e viva a folia!


Estão lembrados do desfile «Máscara Ibérica», que iria acontecer no passado dia 30 de Setembro? Pois bem, eu tive a oportunidade de filmá-lo (um bem-haja especial, Rute, por teres-me emprestado a câmara!). Tentei editá-lo de modo que fosse possível mostrar aquilo que vivi (e foi) o tal desfile. Como ora a qualidade de imagem ficava paupérrima, ora tinha de eliminar imagens fantásticas, acabei por obtar pela feitura de um postal, com algumas imagens do mesmo (só se encontram três grupos participantes, o primeiro é de Vinhais, os outros dois galegos). É o que encima este texto. Foi uma tarde plena de riqueza cultura, nos trajes (com chocalhos) e nos movimentos dos mascarados e na música, já que três dos grupos participantes decidiram trazer a sua «Banda» privada.

Também enquadrado num momento de folia, fui ver, no passado Domingo, «As Bodas de Fígaro», de Mozart, no Coliseu do Porto!! FOI SOBERBO!!! Foram múltiplos prazeres satisfeitos: boas vozes, excelentes representações (a Susana, noiva do Fígaro, muito solta nos seus movimentos, aquela parte em que os Condes andam à batatada é divinal, mas o meu destaque vai para «o» Pajem, com as suas hormonas sempre aos saltos), ouvir os instrumentos da Orquestra Clássica de Espinho a serem manipulados no recinto, uma Cenografia arejada e interessante e um Guarda-Roupa que combina muito bem a época de Mozart e a actual. Para quem ainda não foi ver, fica aqui a dica onde a Ópera irá estar em digressão:

- Cartaxo (Centro Cultural do Cartaxo) - 25 de Outubro;
- Montijo (Cine-Teatro Joaquim de d' Almeida) - 28 de Outubro;
- Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculos) - 4 de Novembro;
- Aveiro (Teatro Aveirense) - 11 de Novembro;
- Espinho (Auditório de Espinho) - 25 de Novembro e
- Guimarães (Centro Cultural Vila Flor) - 1 e 2 de Dezembro

terça-feira, outubro 10, 2006

Já existo!!

Ontem falava pelo telefone com uma amiga, que casara no passado dia 5 de Outubro. Em determinado momento da conversa ela, Luísa, diz-me entre risos: «Tu ainda não existes!!». Fiquei perplexo. «Nunca fui tão ultrajado em toda a minha Vida!!», retorqui-lhe. A conversa tomou outro rumo e a Luísa finda com um «amanhã (hoje) ligo-te». Como notara que eu não estava a encontrar o fio à meada acrescentou que o faria porque era meu aniversário...

(A gente lá se lembra dos aniversários próprios!!...)

Bem, é a propósito do meu aniversário (diga lá outra vez, eheh) que escrevo aqui estas linhas, para partilhar convosco (também) este momento da minha Vida.

(Araguaney, orquídea e turpial - símbolos nacionais da Venezuela)

(Douro Vinhateiro, folclore (Minho) e cavalo lusitano)



EDIT: Acrescento um Poema fresquinho:

Já existo!!

Já sou dono de mim,
Já tenho voz activa na minha Vida!!

Não me amordacem!!
Não me algemem!!
Não me lancem areia p’rós olhos!!
Não façam de mim orelhas moucas!!
Não me obriguem a cheirar morfina
Ou a saborear amarguras!!

Não percam tempo com esses subterfúgios!!

Sou pequeno colibri,
Procuro o doce que a Vida tem para dar,
Mas não creiam que sou frágil
Pois possuo força suficiente para soltar
Meu ‘Grito de Ipiranga’.

Tenho objectivos a cumprir!!
Desamparai meus caminhos,
Seus inegrumes!!

Sou maré cheia
E maré vaza.
Oscilo.
Sou de carne e osso
E a perfeição todavia é meta a atingir…

Mas grito,
Grito a plenos pulmões:
Já existo!!

quarta-feira, outubro 04, 2006

Dia do Animal


Feliz Dia do Animal!!



Para quem os pode ter (e os tem), desfrutem da companhia dos vossos animais (e os dos outros, já agora)!!

Espero no próximo fim-de-semana actualizar as minhas visitas aos bloguistas amigos (sinto-me de veras mal!!...). Quiçá nesse dia vos deixe aqui uma pequena surpresa...

Tudo de bom para vocês!!!

IMPORTANTE: Os dias 6 e 7 de Outubro são os últimos dias para ver a ópera 'As Bodas de Fígaro', no Teatro da Trindade (Lisboa). Uma Obra humorística de Mozart. De realçar que a mesma é, louvavelmente, cantada em Português (de Portugal)!! Durante este mês, e até início de Dezembro, a mesma estará em digressão pelo País Real. Tentem não perder esta oportunidade!! Mais informações em http://teatrotrindade.inatel.pt/html/progrm.html Algumas fotos do espectáculo aqui: http://teatrotrindade.inatel.pt/html/adbodas.htm