domingo, junho 11, 2006

Folclore

Hoje acordei com vontade de ouvir as nossas raízes. Sintonizei a rádio do meu quarto na Rádio Cidade Hoje (Famalicão) - que chega até ao Porto - e lá comecei a ouvir viras, cantares ao desafio e mais que tal.

Esses momentos musicais fizeram-me recordar estes dois últimos verões, em que fui até as terras de Viana do Castelo, por altura da Romaria da Senhora da Agonia, com um grupinho de gente amiga. Recomendo vivamente! São experiências únicas que se vive: contemplar tapetes de sal (sim, de sal... colorido!!) - uma maravilha!!, - comtemplar o fogo de artifício, ouvir os Zés Pereiras e algumas bandas (pelas ruas e nos coretos), ver o desfile da Mordomia - com as mordomas carregadinhas de ouro(umas mais do que outras), - do desfile etnográfico e, claro, a procissão em honra à Sra. da Agonia. Enfim, é o trajar, os cantares, os sons... é a tradição a pairar no ar!! Recomendo também uma visita ao Museu do Traje e ao navio Gil Eannes!

Um País tão rico em tradições/cultura e que está a deitar ao esquecimento/desprezo tal riqueza...


Na minha terra natal o gosto pela tradição foi (era) incutido na escola, logo nos primeiros anos. Coisa que não acontece aqui. Parece que há vergonha em se mostrar que se é pró-cultura! Lembro-me que no meu quinto ano – para comemorar o Corpus Christi – a turma fez uma máscara de Diablo; Ainda no tempo da escola, nas vésperas de feriado pátrio andávamos pelas ruas a cantar o hino, com bandeiras em punho, feitas de papel de lustro; nos feriados era obrigatório o hastear da bandeira nacional em cada moradia, prédio ou conjunto residencial...

Vídeo Diablos Danzantes de Corpus Christi (QuickTime)

(Clicar na imagem para ampliar)


Em 4 de Dezembro deste ano farei 20 anos que pisei este chão. Tenho Portugal no sangue (derivado aos meus pais) e trago Venezuela na Alma - costumo dizer que tenho alma llanera. - A mistura cultural destes dois países faz aquilo que sou, com este fervor que possuo em amar o que é de índole tradicional. As nossas raízes. Independentemente do lugar/país onde esteja.

4 Comments:

At 12:00 da manhã, Blogger Diafragma said...

Não sei por que razão mas não consigo colocar o meu comentário...
(a ver se desta fica)

 
At 12:03 da manhã, Blogger Diafragma said...

E o comentário que já tentei 5 vezes e não entra, é para não perderes o Festival de Música Céltica de Sendim, perto de Mirandela.

 
At 12:04 da manhã, Blogger Diafragma said...

p.s.: e obrigado pela visita!

 
At 1:46 da manhã, Blogger * said...

as máscaras são lindissimas mas parecem orientais

 

Enviar um comentário

<< Home