Sobre a Música Coral
Vou partilhar com o leitor um texto do compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994), que o antigo maestro do meu coro, Luís, deu a todos os coralistas, em 1 de Fevereiro de 2000 (e que todavia o sinto, com a actual direcção do coro, a maestrina Paula):
DUAS PALAVRAS SOBRE A PRÁTICA DA MÚSICA CORAL
A prática da música coral é, pelas sãs alegrias que proporciona, pelo que representa como factor de educação artística, pelos hábitos de sociabilidade que cria, pelos estímulos de nobre e pacífica cooperação que desperta, um dos índices mais seguros da vida civilizada dos povos e das nações. Quando os seres humanos sob uma disciplina voluntariamente consentida, se entendem para harmonizar as suas vozes num canto que traduza o amor do torrão natal, a veemência de um ideal colectivo, a aspiração desinteressada da Beleza ou a comunhão fraterna dos espíritos, força é que se entendam também para harmonizarem os seus desejos e as suas vontades na prossecução do bem comum, na edificação da cidade perfeita – acorde final do mais belo e sublime canto que eles, os seres humanos, poderão alguma vez entoar.
In, A Nossa Companheira Música
Maestro e Compositor Lopes-Graça
Lopes-Graça (à direita) à conversa com outro vulto da Música em Portugal: Michel Giacometti
4 Comments:
Curioso este blog.
Sabe bem saborearmos as diferentes formas de nos expressarmos. A arte é uma delas. E dentro dela existem muitos caminhos. Mas todos eles, acabam por se encontrar no mesmo ponto.
Visitarei mais vezes este espaço, que me despertou interesse.
Daniela
www.naturalissima.blogspot.com
www.rochasousa.blogspot.com
É realmente maravilhoso ver a expressão da arte em várias areas... gostei deste post que fala tanto da música como de Lopes Graça que fazia da arte músical a sua própria religião... ele considerava a música tão importante como a água que bebia,o comer, ou o ar que respirava... um amante da música sem duvida alguma.
Um Bem-Haja pelas vossas palavras, Daniela e «Ana Lunar». Espero que não venha a defraudar as vossas espectativas.
Carlos.
Outra afinidade para além dos blogues... O cantar solidário dos corais.
Um abraço.
daniel
Enviar um comentário
<< Home