terça-feira, junho 06, 2006

Sobre a Música Coral

Vou partilhar com o leitor um texto do compositor português Fernando Lopes-Graça (1906-1994), que o antigo maestro do meu coro, Luís, deu a todos os coralistas, em 1 de Fevereiro de 2000 (e que todavia o sinto, com a actual direcção do coro, a maestrina Paula):

DUAS PALAVRAS SOBRE A PRÁTICA DA MÚSICA CORAL

A prática da música coral é, pelas sãs alegrias que proporciona, pelo que representa como factor de educação artística, pelos hábitos de sociabilidade que cria, pelos estímulos de nobre e pacífica cooperação que desperta, um dos índices mais seguros da vida civilizada dos povos e das nações. Quando os seres humanos sob uma disciplina voluntariamente consentida, se entendem para harmonizar as suas vozes num canto que traduza o amor do torrão natal, a veemência de um ideal colectivo, a aspiração desinteressada da Beleza ou a comunhão fraterna dos espíritos, força é que se entendam também para harmonizarem os seus desejos e as suas vontades na prossecução do bem comum, na edificação da cidade perfeita – acorde final do mais belo e sublime canto que eles, os seres humanos, poderão alguma vez entoar.


In, A Nossa Companheira Música

Maestro e Compositor Lopes-Graça

Lopes-Graça (à direita) à conversa com outro vulto da Música em Portugal: Michel Giacometti

4 Comments:

At 11:46 da manhã, Blogger naturalissima said...

Curioso este blog.
Sabe bem saborearmos as diferentes formas de nos expressarmos. A arte é uma delas. E dentro dela existem muitos caminhos. Mas todos eles, acabam por se encontrar no mesmo ponto.

Visitarei mais vezes este espaço, que me despertou interesse.
Daniela
www.naturalissima.blogspot.com

www.rochasousa.blogspot.com

 
At 10:23 da manhã, Blogger Ana Luar said...

É realmente maravilhoso ver a expressão da arte em várias areas... gostei deste post que fala tanto da música como de Lopes Graça que fazia da arte músical a sua própria religião... ele considerava a música tão importante como a água que bebia,o comer, ou o ar que respirava... um amante da música sem duvida alguma.

 
At 2:43 da tarde, Blogger Salto Angel said...

Um Bem-Haja pelas vossas palavras, Daniela e «Ana Lunar». Espero que não venha a defraudar as vossas espectativas.

Carlos.

 
At 9:57 da manhã, Blogger Unknown said...

Outra afinidade para além dos blogues... O cantar solidário dos corais.

Um abraço.
daniel

 

Enviar um comentário

<< Home