sexta-feira, dezembro 29, 2006

10 Semanas - II

Ainda sobre este assunto, aconselho a ir aqui aqui (a partir da data de 1 de Novembro de 2006). Pedia-vos que POR FAVOR, SE LIMITASSEM À CONSULTA DESSE ESPAÇO, podendo (e devendo!) falar do assunto abordado noutros sítios, por exemplo aqui, neste blog. Obrigado.

terça-feira, dezembro 26, 2006

10 Semanas

O texto que se segue é informativo, visa o tema do referendo ao aborto, que já está próximo (11 de Fevereiro), pois ainda há consciências que não estão esclarecidas, muito graças às falácias da própria pergunta do Referendo. São frases soltas (e por esse motivo peço desculpas), transcritas de uma conversa pronunciada por uma médica hospitalar, das urgências. Peço-vos uns breves minutos do vosso tempo.

«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?» é a pergunta prevista na proposta socialista, a mesma que constava no referendo de 1998.

- Até à oitava semana todos os órgãos já existem [vide http://www.babysitio.com/embarazo/desarrollo_fetal_semana_10.php e http://montesion.iespana.es/desarrollo_humano.htm#DOCE Peço desculpa por ser em castelhano, mas a linguagem utilizada é acessível].

- Depois de acontecer a fecundação, é vida em potência.

- A mulher pode decidir no seu corpo, mas não no corpo de outro (ser que concebeu). O bebé não faz parte do corpo dela. Este precisa do corpo da mulher (para viver). Os pais são responsáveis por esse corpo, não têm poder sobre ele.

- «Interrupção voluntária da gravidez» não: ABORTO! Há que chamar os bois pelos nomes.

- A despenalização já existe [vide o texto com data de 1 de Novembro de 2006, deste mesmo blog]. Eles querem a liberalização, o mesmo é dizer que os portugueses irão pagar os abortos que houverem.

- Os abortos legais (neste momento) em Portugal são: terapêutico, eugênico e ético.

- A mulher que aborta nunca mais esquece.

- Não é pelo facto de se legislar pelo aborto que ele passa a ser bem e deixa de ser crime. Não pode haver paz sem respeito pela vida.

[Só é crime se a mulher abortar aos primeiros segundos após as dez semanas]

- Nas palavras da Ciência, a vida existe desde o momento da concepção.

- Não há que permitir o aborto para esta nação ser um país civilizado. Depois desta liberalização (muito importante para o país) tem de vir a liberalização do roubo, para que quem tem fome deixe de a ter.

- Vida humana é sempre, pessoa é que não, já que podem ser gémeos.

- O aborto é um recuo na civilização humana.

- A mulher é responsável pela tutela do corpo que carrega, que não é seu corpo.

- «Defender a vida com a nossa vida», é este o juramento que todos os médicos fazem. Para alguns médicos, este juramento não passa de uma hipocrisia, antes de sorrir para a fotografia.

Deixo uma pergunta no ar: E o homem, não tem uma palavra activa a dizer sobre a vida do próprio filho? A mulher é o único membro do casal (não necessariamente casados) a deliberar sobre a vida e usufruto do bebé?

Depois desta leitura pedia-vos mais um favor, dêem um pulo até aqui:

http://despenalizar.blogs.sapo.pt/

Vejam as opiniões de uns e outros e tirem as vossas conclusões quanto a quem está certo e quem está errado. Quem é que utiliza frases confusas e ocas de sentido e quem é que fundamenta a sua opinião com Verdade. Se acharem conveniente, podem (e devem) divulgar o conteúdo deste post.

Image and video hosting by TinyPic
Bebé com 10 semanas de gestação

domingo, dezembro 24, 2006

FELIZ NATAL!!!


Feliz Natal para todos os bloguistas que costumam visitar-me amiúde. Que nesta Noite surjam nos vossos sapatinhos Amor, Saúde e Felicidade em abundância, e que essas mesmas «prendas» se multipliquem ao longo do próximo ano. Nunca é demais repetir: vivam «com todo o saber de adulto (e) todo o brincar de criança» (Agostinho da Silva).

Abraços/Beijos,

Carlos Paulo

sábado, dezembro 16, 2006

Un Pont de Mar


Hoje, pelas 16 horas, é inaugurada «Un Pont De Mar - Exposição de Cerâmica», com Obras de artistas da Catalunha (Carlets e Josep Matés) e Portugal (Joaquim Pombal e Marisa Alves). A mesma estará patente, até 2 de Fevereiro de 2007, no CRAFT - Centro Regional de Artes Tradicionais [Rua da Reboleira, 37, no Porto (à Ribeira), telefone 22 332 0201].

Deixo aqui o blog do casal de artistas cerâmicos portugueses: http://centoecatorze.blogspot.com

Ainda dentro da Cultura: Desde ontem o Mercado Ferreira Borges acolhe o Grande Mercado do Saldo, uma feira do livro a preços especiais. Diariamente, das 10 às 23 horas. Até dia 23 do corrente. Para quem se queixa dos preços dos livros não ser muito acessível, pode ser que durante estes dias essa desculpa deixe de ter sentido.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Coração Rejeitado

Imagem daqui


Coração Rejeitado

Devolve-me o meu coração,
Que o hás maltratado
De tal modo
Que não usufruirás do perdão!

Está todo dorido, albino arco-íris…
Vê-o! Repara no estado em que o deixaste:
Um traste!
Até mirrou de tanto ser infeliz!

Todo a ti se deu
À procura de algum aconchego,
Desprendido do seu ego,
Com ideias de um futuro que jamais alguém leu!...

Foste mais uma
Que brincou com ele,
Rasgando-lhe a pele
Que cobria a sua ténue alma…

Jaz uma vez mais
Em sacanas mãos.
E, um a um, contava-os,
Essa infame, seus últimos ais…

Porquê me sucede sempre o mesmo?
Não deveria de aprender de uma vez para a outra?
É tão difícil encontrar, para esta pérola, uma ostra?
Será que a culpa é do meu mau esmo?

Coração, segreda-me,
Quando de ressuscitar voltares,
Se a próxima é de vez,
Se é da próxima que ouvirás, com verdade, «Ama-me!»?


Gregório Campos - 11 de Dezembro de 2006, 0h47

(Este poema foi inspirado na imagem encimada)

sexta-feira, dezembro 08, 2006

A Casa da Lenha

Agradeço, em primeiro lugar, a todos os visitantes deste meu cantinho, pelas suas palavras simpáticas. Bem-haja!!

Agora vamos ao tema do tópico:

Até dia 30 do corrente, encontra-se em cena no Teatro D. Maria II (Lisboa) a Peça «A Casa da Lenha», que aborda a Vida e Obra do Grande Maestro e Musícologo português Fernando Lopes-Graça. Da autoria de António Torrado e com encenação de João Mota, conta com o maestro Jorge Alves e, no elenco, podem-se ver o Carlos Paulo e a Sara Belo, entre outros.

Recomendo vivamente! Tenciono ir ver, pois promete e, ao que sei, é um sucesso... e tem qualidade!

Mais informações:

http://www.teatro-dmaria.pt/Temporada/detalhe.aspx?idc=848&ids=16

domingo, dezembro 03, 2006

Em eclipse/trevas


Desculpem esta minha ausência, mas não tenho estado a passar por bons momentos. Espero em breve levantar o ânimo e comunicar convosco, mas, sobretudo, espelhar neste meu cantinho o que vai dentro de mim.